Alfabetização
Língua Portuguesa
Procedimentos
Faça
a rodinha de leitura, conte a história do Livro “E o dente ainda doía” de Ana
Terra.
Disponível em : http://www.editoradcl.com.br/Produto/926/
Faça inferências junto aos alunos com o uso das ilustrações presentes na
capa da obra. Após contar a história, peça para os alunos dizerem o que mais
chamou atenção deles. A seguir questione os alunos a respeito de quem é o
personagem principal da história? Em conjunto com os alunos escreva no quadro
a palavra JACARÉ explore a palavra destaque a quantidade de letras e sílabas,
sílaba final e inicial. A seguir entregue aos alunos uma folha impressa com
texto lacunado com trechos do livro, onde terão que completar com o nome dos
animais que aparecem de acordo com a sequência correta dos fatos.
COMPLETE COM O NOME
DOS ANIMAIS DE ACORDO COM A SEQUÊNCIA EM QUE APARECEM NO LIVRO “E O DENTE AÍNDA DOIA”:
UM__________________
DOIS_________________
TRÊS_________________
QUATRO_______________
CINCO_________________
SEIS____________________
SETE____________________
OITO____________________
NOVE____________________
DEZ_____________________
Matemática
Conteúdo: Ordenação (crescente e decrescente),
classificação, quantificação, unidade e dezena;
Objetivos:
-Reconhecer
números;
-Identificar
e utilizar estratégias para quantificar;
-Agrupar
elementos segundo sua quantidade,
-Conhecer
dezena e identificá-la como grupo de dez elementos.
Procedimentos
Mostre
aos alunos os numerais presentes na estória e peça que identifiquem-nos. Peça
que façam a contagem em ordem crescente e em seguida em ordem decrescente da
quantidade de animais que receitaram alguma solução para a dor de dente do jacaré.
Na sequência entregue aos alunos em material impresso um texto lacunado
contendo o nome dos personagens da história onde os alunos terão de preencher
de acordo com a quantidade correta em que aparecem no livro. Retome com os
alunos o conhecimento que já possuem a
respeito de unidades e dezenas e como é quantificada e que identifiquem no
livro qual animal totalizou uma dezena. Ao responder que tratava-se dos passarinhos,
volte ao início do livro e solicite que desenhem em seus cadernos a quantidade
do animal apresentada na ilustração feito o desenho pergunte: Quantos mais
serão necessários para completar uma dezena? Desenhe a quantidade que falta.
Ciências
Conteúdo: Higiene Bucal
Objetivo
-Conhecer
como é causada a dor de dente e como evitá-la.
Procedimentos
Inicie
o tema fazendo uma associação com o livro “E o Dente Aínda Doía”. Pergunte aos
alunos a opinião deles sobre a dor dente que incomodava o jacaré, e o que seria
a causa? Quem já sentiu dor de dente alguma vez? O que fez para aliviar a dor?
A seguir apresente aos alunos o filme “Escovinha”.
Converse
com os alunos sobre o filme o qual demonstra a necessidade de mantermos uma
alimentação saudável na prevenção das cáries e que os alimentos ricos em açúcar
são especialmente prejudiciais por estimularem o crescimento de vária bactérias
prejudiciais a nossa saúde bucal. Leve para sala de aula uma boca onde para
mostrar a maneira correta de escovar os dentes.